quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Violência nas escolas

https://www.youtube.com/watch?v=Z6lS_WQ0nWg. Acesso em 06-10-2016.

Vale a pena assistir ao vídeo e refletir sobre o tema Violência nas escolas.

Por Márcia Xavier

Grupo:  Marise, Carla e Márcia Xavier

6 comentários:

  1. O conflito é inerente ao convívio escolar que é permeado pela diversidade cultural e pela instituição de regras, o vídeo apresentado evidencia bem isso. Neste sentido, cabe a escola trabalhar para a superação da violência e é através do trabalho do orientador pedagógico e do supervisor, na propositura de atividades que levem tanto professores quanto alunos a analisarem e compreenderem esse universo criando estratégias e ações preventivas que construam uma ligação entre o cotidiano vivido e o saber, por meio do trabalho com as diferenças sociais e culturais, do diálogo, da conscientização e da transformação da escola em palco de edificação da personalidade, da inclusão social e de realizações pessoais para todos os atores que dela fazem parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe mas esqueci de me identificar no comentário acima. Sou Carla Xavier Cerqueira do Grupo: Carla Xavier, Marcia Xavier e Marise Zanelatto. Obrigada

      Excluir
  2. o vídeo retrata muito bem a realidade que muita das vezes enfrentamos dentro das escolas.
    grupo; Anna Carolina Cerqueira Leite, Mariana Fortuna e Maíra de Medeiros Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Assisti ao vídeo com imensa dor!! A violência é complexa, está em toda parte de formas variadas, sutis e/ou explícitas. Podemos perceber que poderá acontecer com o consentimento legal e da sociedade, evidenciada como um processo histórico e cultural. As discussões em torno dos direitos humanos, sociais e políticos é eficaz para a elucidação e combate à práticas tão deprimentes e ofensivas que acabam por causar danos, muitas vezes, irreversíveis nos sujeitos. Estar atento, identificando e intervindo de forma eficaz para que esse processos sejam combatidos no ambiente escolar é fator preeminente dos gestores e profissionais da educação, fomentando o diálogo e a participação dos atores escolares para que estes se tornem responsáveis e percebam limites de convivência e tolerância, fazendo parte da elaboração de regras e, por consequência, acatando como elemento de introspecção. É bom sabermos que evoluímos no pensamento sobre a "autoridade" escolar, mas é importante, também, o combate efetivo e diário dessa prática perversa, que ainda, infelizmente, assola nossas escolas e sala de aula, numa perspectiva vertical de professor/aluno, numa das vertentes sobre violência.
    Por: Marise Zanelatto
    Grupo: Marise, Carla e Márcia.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo exemplifica claramente como a violência se faz presente no ambiente escolar, e como o professor em muitos momentos, é o responsável por gerar essa violência, por não saber lidar com as diversidades culturais e as dificuldades apresentadas pelos alunos.
    Durante séculos, a educação priorizou os métodos tradicionalistas e aderiu a um ensino no qual a figura do professor era considerada superior. No entanto, atualmente, se faz mister que a escola juntamente com a sua equipe busque inovar as metodologias de ensino para atender a nova geração.

    Por: Márcia Xavier
    Grupo: Marise, Carla e Márcia.

    ResponderExcluir