segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Violência escolar

Desafios na atuação do pedagogo na escola



Violência escolar

A violência é uma triste realidade vivenciada na sociedade e cresce em números alarmantes os casos de homicídio, latrocínio, violência doméstica, abuso infantil, entre outros.
Essa violência está perpassando os muros da escola e atingindo a comunidade escolar.
Ela pode se manifestar fisicamente, verbalmente, contra o patrimônio da escola, … E são reflexos da situação social vivida pelas crianças e jovens cercada por desigualdades; pela intolerância e pelos valores conturbados que estão sendo construídos em sociedade.

Casos de violência contra o professor nas escolas brasileiras têm chocado a sociedade e suscitam preocupação.
Dados da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey – Talis, em inglês) apontaram que o Brasil é o país em que os professores mais sofrem com intimidação e abuso verbal por parte dos alunos. Segundo a pesquisa, realizada com 100 mil professores e gestores escolares em 34 países pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), 12,5% dos educadores brasileiros entrevistados afirmaram ser vítimas desse tipo de violência.

A realidade é assustadora, mas, para a socióloga Miriam Abramoway, que já coordenou várias pesquisas sobre educação e violência e é professora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), ao se analisar a violência na escola e contra o professor, a primeira questão é “desculpabilizar”. “Os casos de violência contra o professor são muito emblemáticos, mas evidentemente não temos um professor esfaqueado ou que leva tiro todo dia. Não podemos colocar o professor só como a vítima; ele é vítima, mas é ator também”, ressalta Miriam. E completa: “O professor comete violências cotidianas contra os alunos. Por isso, temos que relativizar.

A violência é um problema da sociedade brasileira, embora não exclusivamente ,que afeta todos os envolvidos no processo educativo. Pois a escola é o local onde a multiculturalidade é posta em conflito.É preciso combater a violência seja ela de qualquer tipo: física, verbal ou patrimonial.Organizando ações em conjunto ,escola , família e sociedade.O desafio é justamente integrar ao processo educativo
ações que perpetuem as relações de respeito mútuo.
Se por um lado existem profissionais autoritários, por outro há total falta de respeito dos alunos e dos responsáveis. ( Vera Candeau)Devemos considerar que a escola também produz violência, sendo assim ela também precisa refletir sobre o aprendizado e na melhor maneira de transformação social.


Bibliografia:



Postado por:Miriam A.B. Miguel
 Grupo:Raquel Reuther,Priscila Rosa S.Machado.Miriam Miguel

3 comentários:

  1. A banalização dos valores e a falta de punições severas, faz com que convivamos cada vez mais com questões associadas a violência, dentro e fora da escola. Há profissionais que se sentem intimidados por alunos, e o ambiente escolar não pode ser abrigo para estas situações, mas graças a falta de respaldo na lei, é isso que acontece em muitas escolas.
    Minha prima pediu exoneração, pois na escola que lecionava, ela foi ameaçada mais de uma vez, além de ter o carro arranhado como um "aviso". Isso é absurdo.
    Ela não só viveu estas situações, como também presenciou um aluno mostrando uma faca dentro da sala, para intimidar outro aluno.
    Se não forem tomadas providências, a situação tende a piorar.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fato é que a violência cresce a cada dia nas escolas e na sociedade.Há cada vez menos profisionais , mesmo porque também não há boa remuneração e péssimas condições .É peciso haver uma reforma educacional,começando pela valorização profissional e ouvindo quem está na sala de aula todo dia.

    ResponderExcluir