Desafios na atuação do pedagogo na escola
Violência
escolar
A
violência é uma triste realidade vivenciada na sociedade e cresce
em números alarmantes os casos de homicídio, latrocínio, violência
doméstica, abuso infantil, entre outros.
Essa
violência está perpassando os muros da escola e atingindo a
comunidade escolar.
Ela
pode se manifestar fisicamente, verbalmente, contra o patrimônio da
escola, … E são reflexos da situação social vivida pelas
crianças e jovens cercada por desigualdades; pela intolerância e
pelos valores conturbados que estão sendo construídos em sociedade.
Casos
de violência contra o professor nas escolas brasileiras têm chocado
a sociedade e suscitam preocupação.
Dados
da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and
Learning International Survey – Talis, em inglês) apontaram que o
Brasil é o país em que os professores mais sofrem com intimidação
e abuso verbal por parte dos alunos. Segundo a pesquisa, realizada
com 100 mil professores e gestores escolares em 34 países pela
Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico
(OCDE), 12,5% dos educadores brasileiros entrevistados afirmaram ser
vítimas desse tipo de violência.
A
realidade é assustadora, mas, para a socióloga Miriam Abramoway,
que já coordenou várias pesquisas sobre educação e violência e é
professora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais
(Flacso), ao se analisar a violência na escola e contra o professor,
a primeira questão é “desculpabilizar”. “Os casos de
violência contra o professor são muito emblemáticos, mas
evidentemente não temos um professor esfaqueado ou que leva tiro
todo dia. Não podemos colocar o professor só como a vítima; ele é
vítima, mas é ator também”, ressalta Miriam. E completa: “O
professor comete violências cotidianas contra os alunos. Por isso,
temos que relativizar.
A
violência é um problema da sociedade brasileira, embora não
exclusivamente ,que afeta todos os envolvidos no processo educativo.
Pois a escola é o local onde a multiculturalidade é posta em
conflito.É preciso combater a violência seja ela de qualquer tipo:
física, verbal ou patrimonial.Organizando ações em conjunto
,escola , família e sociedade.O desafio é justamente integrar ao
processo educativo
ações
que perpetuem as relações de respeito mútuo.
Se
por um lado existem profissionais autoritários, por outro há total
falta de respeito dos alunos e dos responsáveis. ( Vera
Candeau)Devemos considerar que a escola também produz violência,
sendo assim ela também precisa refletir sobre o aprendizado e na
melhor maneira de transformação social.
Bibliografia:
Postado por:Miriam A.B. Miguel
Grupo:Raquel Reuther,Priscila Rosa S.Machado.Miriam Miguel
Grupo:Raquel Reuther,Priscila Rosa S.Machado.Miriam Miguel
A banalização dos valores e a falta de punições severas, faz com que convivamos cada vez mais com questões associadas a violência, dentro e fora da escola. Há profissionais que se sentem intimidados por alunos, e o ambiente escolar não pode ser abrigo para estas situações, mas graças a falta de respaldo na lei, é isso que acontece em muitas escolas.
ResponderExcluirMinha prima pediu exoneração, pois na escola que lecionava, ela foi ameaçada mais de uma vez, além de ter o carro arranhado como um "aviso". Isso é absurdo.
Ela não só viveu estas situações, como também presenciou um aluno mostrando uma faca dentro da sala, para intimidar outro aluno.
Se não forem tomadas providências, a situação tende a piorar.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFato é que a violência cresce a cada dia nas escolas e na sociedade.Há cada vez menos profisionais , mesmo porque também não há boa remuneração e péssimas condições .É peciso haver uma reforma educacional,começando pela valorização profissional e ouvindo quem está na sala de aula todo dia.
ResponderExcluir