Um bom gestor tem que estar atento a tudo que acontece e tentar tomar medidas cabíveis para que nenhum mal aconteça.
Muitas vezes é necessário trabalhar com a prevenção, com diálogo, informações necessárias para evitar a violência escolar e problemas causados por esse motivo.
A gestão democrática por ser uma maneira de administrar uma instituição para possibilitar a participação, transparência e democracia, apresenta-se como um desafio à escola e ao gestor, que para exercer o seu trabalho de forma organizada e competente há que valer-se de uma gestão democrática voltada para o trabalho conjunto com todos os órgãos que fazem parte do processo de ensino, ou seja, de uma gestão democrática.
Tal gestão, que além de expressa na Constituição Federal (1988), é tratada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996) em seu artigo 3º (inciso VIII), que define os princípios do ensino público e no artigo 14, em que é postulada a forma pela qual a gestão democrática se efetivará:
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes (BRASIL, 1996, p. 32).
Contudo, o trabalho da escola e do professor deve nortear-se, antes, por uma postura de busca, tendo no homem, a real e central preocupação de toda a organização escolar, efetivando, acompanhando e avaliando sempre esse trabalho.
As mais variadas formas de violências manifestam-se na escola, tornando-se um grande desafio propor ações para o seu enfrentamento. Cabe à educação, o trabalho pedagógico preventivo e de enfrentamento às violências, tanto por parte do professor, equipe diretiva, quanto dos agentes educacionais, contribuindo à formação de seus educandos e para uma educação em direitos humanos.
Postado por Pamela Tobler Bennett - 14112080213
Petrópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário